CARF autoriza aproveitamento de crédito de PIS e COFINS sobre frete na venda de produtos farmacêuticos

11/01/2023

No dia 22 de dezembro de 2022, os membros da 3ª Turma da Câmara Superior do CARF decidiram, por unanimidade de votos, permitir o aproveitamento de créditos de PIS/COFINS sobre as despesas com frete nas operações de venda de produtos farmacêuticos sujeitos ao regime monofásico.

Na origem, o contribuinte, que é uma distribuidora de produtos farmacêuticos, pleiteou créditos relativos às despesas com frete nas operações de venda quando por ele suportadas na condição de vendedor.

Adotando uma posição desfavorável à tomada do crédito, o relator, Luiz Eduardo de Oliveira Santos, sustentou que, embora o inciso IX do artigo 3° da lei 10.833/2003 garanta o creditamento para “armazenagem de mercadoria e frete na operação de venda”, a mesma legislação aponta exceções quanto à possibilidade de tomada de crédito sobre bens adquiridos para revenda, dentre eles, os produtos farmacêuticos tributados na forma da lei 10.147/2000. Para ele, não se deve analisar trechos da legislação, mas sim sua totalidade.

Já para a conselheira Tatiana Midori Migiyama, a vedação ao creditamento sobre os produtos farmacêuticos sujeitos ao regime monofásico não se estende ao frete em suas vendas. Para sustentar sua conclusão, cita as soluções de consulta 178/2008; 323/2012 e 61/2013, que, segundo ela, indicam a possibilidade de creditamento sobre o frete.

O argumento foi acolhido pela maioria, permitindo o aproveitamento de créditos de PIS/COFINS sobre as despesas com frete nas operações de venda de produtos farmacêuticos sujeitos ao regime monofásico.

Esse representa um importante precedente para contribuintes em situações análogas.

Nosso escritório possui equipe especializada na matéria. Consulte-nos.

Outras Publicações