Receita Federal publica regra sobre tributação de remessas internacionais

17/08/2023

Publicada ontem, 14 de agosto, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 2.157, de 11 de agosto de 2023, que dispõe sobre o tratamento tributário e os procedimentos de controle aduaneiro aplicáveis às remessas internacionais.

A instrução promove alterações no Programa Remessa e possibilita que as empresas transportadoras de mercadoria possam se habilitar para o despacho aduaneiro de remessas expressas em recinto alfandegado de zona secundária.

Para tanto, foi inserido o art. 11-A na Instrução Normativa nº 1737/17, que dispõe sobre a habilitação de empresas transportadoras de mercadoria:

Art. 11-A. A empresa na condição de transportador de mercadorias sob controle aduaneiro, poderá ser habilitada para operar o despacho aduaneiro de remessas expressas em recinto alfandegado de zona secundária, desde que:

I – atenda aos requisitos estabelecidos no art. 4º;

II – as mercadorias sejam remetidas em conformidade com as regras do Programa Remessa Conforme de que trata o Capítulo VI; e

III – o recinto disponha de área de seu uso exclusivo e de infraestrutura adequada.

Essa nova possibilidade tem impacto positivo para o encomendante importador e para a empresa de transporte. Isso porque a transportadora poderá prestar o serviço de despacho, agregando na prestação de serviço, e o importador terá o seu procedimento de importação simplificado, com eventual redução de custos com a atuação de múltiplos players na operação, além de maior transparência e agilidade.

Ainda dispõe a IN, que será dado processamento prioritário de despacho à Declaração de Importação de Remessa (DIR) quando a mercadoria objeto do registro tiver etiqueta com destaque do nome comercial da empresa de comércio eletrônico e programa de remessa conforme, nos termos do art. 20-C.

As alterações garantem maior simplificação do procedimento e incentivam a regularidade nos procedimentos de importação de remessas expressas.

Nosso escritório possui uma equipe especializada sobre o tema. Consulte-nos.

Outras Publicações