STJ analisa importantes temas envolvendo ICMS

12/09/2023

A partir desta quarta-feira, 13 de setembro, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) passa a analisar dois importantes temas relacionados ao ICMS afetos ao rito de recursos repetitivos. São os seguintes:

  • Tema 986 – Inclusão da Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica (TUST) e da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (TUSD) na base de cálculo do ICMS.
  • Tema 1125 – Possibilidade de exclusão do valor correspondente ao ICMS-ST da base de cálculo da Contribuição ao PIS e da COFINS devidas pelo contribuinte substituído.

Tema 986

O tema foi pacificado com a edição de Lei Complementar nº 194/2022, que acrescentou o inciso X, ao art. 3º, da Lei Complementar nº 87/96 (Lei Kandir), dispondo expressamente sobre a não incidência do ICMS sobre serviços de transmissão e distribuição e encargos setoriais vinculados às operações com energia elétrica.

Contudo, remanesce a discussão sobre a inclusão das taxas na base do Imposto em períodos anteriores à LC 194/22. Os contribuintes pretendem o reconhecimento do indébito tributário e o ressarcimento dos valores pagos a maior.

Tema 1125

A exclusão do valor do ICMS-ST da base de cálculo das contribuições do PIS e da Cofins é uma das teses filhote da tese fixada pelo STF (tema 69), quanto a exclusão do ICMS destacado nas notas fiscais da base dessas contribuições.

Os tribunais locais vêm decidindo pela impossibilidade da exclusão dado que o STF, ao julgar o tema 69, não considerou o regime de substituição progressiva.

Defendem os contribuintes (substituídos tributários) que o valor de ICMS-ST recolhido pelos responsáveis tributários (substitutos), integra o custo de aquisição das mercadorias ou serviços, não alcançando o conceito de receita.

O julgamento teve início em 23 de novembro de 2022, ocasião em que o Ministro Relator Gurgel de Faria, votou por excluir o ICMS-ST da base de cálculo das contribuições. O processo foi suspenso por pedido de vistas da Ministra Assusete Magalhães.

Nosso escritório possui uma equipe especializada sobre o tema. Consulte-nos.

Outras Publicações