18/10/2024
O prazo para resgatar o dinheiro esquecido no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil termina na próxima quarta-feira, 16 de outubro de 2024. Após esse período, os valores não resgatados serão incorporados ao Tesouro Nacional. Estima-se que cerca de R$ 8,6 bilhões estejam disponíveis para resgate, abrangendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo valores de pessoas falecidas.
Para verificar se há dinheiro esquecido, o único meio oficial é o site do Banco Central, no qual é necessário fornecer uma chave PIX para a liberação dos valores. Em caso de ausência de chave, é necessário entrar em contato com a instituição financeira responsável. Para valores de falecidos, herdeiros e representantes legais devem preencher um termo de responsabilidade para prosseguir com o resgate.
É importante lembrar que o Banco Central alerta sobre golpes, enfatizando que não envia links por e-mail, SMS ou outros aplicativos de mensagens para tratar do assunto. Por isso, evite fornecer dados pessoais ou realizar pagamentos para acessar esses valores.
Fonte: Brasil 61